Barra do Piraí – Em uma ação de apoio ao desenvolvimento econômico local, o Firjan SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) está oferecendo cursos gratuitos de qualificação profissional para os moradores de Barra do Piraí. As inscrições estão abertas até o dia 20 de março no SINE (Sistema Nacional de Emprego) da cidade. Os cursos oferecidos são: Controlador e Programador de Produção, Assistente de Controle de Qualidade e Assistente Administrativo.
As inscrições devem ser feitas presencialmente no SINE, localizado na Travessa Assumpção, nº 45, no Centro da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. As aulas terão início no dia 24 de março, com os cursos sendo ministrados na Estação Ferroviária de Barra do Piraí.
Para se inscrever, os candidatos devem apresentar documentos como RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de escolaridade e declaração de baixa renda. Para menores de 18 anos, é necessário que o responsável legal esteja presente no momento da inscrição, com os documentos de identificação do responsável.
O curso de Controlador e Programador de Produção será realizado de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, e tem como foco áreas como Logística, Matemática Aplicada e Programação de Produção. Para ingressar, é necessário ter 16 anos ou mais e ter completado pelo menos o 5º ano do Ensino Fundamental.
O curso de Assistente de Controle de Qualidade ocorrerá de segunda a quinta-feira, das 18h às 22h. Com conteúdo sobre Técnicas e Fundamentos da Qualidade e Ferramentas da Qualidade, o curso exige que os candidatos tenham no mínimo 16 anos e o Ensino Fundamental completo.
Por fim, o curso de Assistente Administrativo será oferecido em dois turnos: à tarde, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, e à noite, de segunda a quinta-feira, das 18h às 22h. As disciplinas abordam temas como Informática Aplicada, Comunicação Oral e Escrita e Rotinas Administrativas. Para participar, é necessário ter pelo menos 16 anos e o Ensino Fundamental completo.
Essa iniciativa visa melhorar as oportunidades de emprego e contribuir para o desenvolvimento de profissionais qualificados, essenciais para o crescimento da cidade.